quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Travessuras, gostosuras ou literatura?






De certa forma, mesmo nos momentos mais difíceis, nunca deixei de acreditar nesse momento e era a ele que eu me agarrava para poder continuar. Aqueles que estiveram mais próximos conheceram um pouco da minha luta para que LAGOENA conquistasse um espaço na estante do leitor.  Depois de 2 anos de parceria com o site BookSérie, a série saiu do ar, pois em 2014 os leitores poderão encontrar a história publicada pela Editora Draco. Finalmente vou poder atender ao pedido dos leitores e simpatizantes que torceram para que isso acontecesse.

Passei o primeiro semestre trabalhando na revisão do livro a pedido do editor Erick Santos e em Setembro ele me passou o retorno positivo e concreto sobre a publicação de LAGOENA pela Draco. Estou há quase 2 meses guardando esse segredo e minha satisfação ainda não estava completa, pois contei os dias para poder compartilhar isso com vocês. Escolhi a data festiva do Halloween para comunicar oficialmente a parceria com a Draco pelo motivo de mexer com o imaginário das pessoas pelo mundo afora. Achei que seria o melhor momento de comunicar a publicação de um livro de literatura fantástica. Também estaria dando tempo àqueles que estavam começando a ler LAGOENA no site BookSérie. A equipe do site resolveu retirar a série do ar no dia 26 de Outubro, antes do previsto.



A saída da série é estranho para mim, acostumei a visitar o site quase todos os dias durante 2 anos. Também foi um período de aprendizado. Li muito sobre técnicas literárias, participei de oficinas à distância, cheguei até a me deslocar para São Paulo com a finalidade de aprender mais sobre a arte da escrita. Aprendi muito com a opinião dos leitores que acompanharam o livro pelo site BookSérie. Li TODOS os comentários, percebi minhas falhas e acertos, isso contribuiu para que eu me desfizesse de uma vaidade exagerada e principalmente a não “surtar” quando não gostam do que escrevo, afinal, não se pode agradar a todos.

Durante essa aventura de principiante, LAGOENA teve a sorte de ganhar bons e fiéis leitores, que criaram uma rotina diária de leitura, é fantástico para o autor poder acompanhar isso, ver que conseguiu fazer o leitor retornar e o melhor, repetir a leitura 3 vezes, como uma leitora me confessou. É nesses momentos que eu via o esforço valer à pena.

Desistir? Pensei várias vezes, mas acho que não desejei com tanta vontade e verdade. Algo me empurrava para seguir esse caminho. A literatura é meu mundo, eu pertenço à ele e ele à mim de alguma forma que não consigo explicar.  A literatura é meu esconderijo secreto, minha floresta adormecida, meu acalanto nos braços da Mãe Branca, minha oração no canto de uma fada. Não faço literatura por fazer, por mero capricho, há algo de grande nisso tudo que nunca vou conseguir explicar e essa obscuridade me basta.

LAGOENA é só uma parte do enigma do que é literatura para mim. Uma dose de fantasia, sonhos perdidos, pesadelos rememorados, esperança frágil e liberdade disfarçada de solidão. Essa é minha relação pessoal com LAGOENA, outros terão outro tipo de interpretação, outros filtros de acordo com suas vivências.

Para terminar, fica esclarecido (e reforçado) que a história é a primeira parte de uma trilogia que estará sob os cuidados da editora Draco durante os próximos anos, ainda não temos data para o lançamento do primeiro título. Então ninguém precisa ficar perguntando se o segundo livro terá publicação garantida. Também fiquem tranquilos pois já comecei as leituras e os rabiscos para o segundo livro, só não me perguntem quando será publicado. Haha



Então, fica registrado meu agradecimento à Dra. K.J. Sampaio, por ter acreditado nessa história quando eu duvidava, por ter insistido para que eu a concluísse e publicasse. À Equipe BooKSérie, por ter dado a oportunidade de apresentar o livro de forma inovadora. Aos 160 blogs que ajudaram a espalhar LAGOENA pela internet, em especial aos blogueiros Ágata Bresil, Pedro Almada e Luana Melo pelo sincero entusiasmo. À Kyanja Lee por ter se debruçado durante 3 meses sobre o original do livro aplicando seus conhecimentos de revisora e parecerista profissional. Aos meus leitores betas, Júlio Soares, Celly Monteiro e Rafael Trinta que também contribuíram com a leitura. Ao editor da Draco, Erick Santos por ter dado essa grande oportunidade à LAGOENA. E principalmente à você, fiel leitor, que acompanhou essa jornada até o fim ou será o começo?



Laísa Couto








4 comentários:

  1. Parabéns Laísa, você merece...tenho certeza que será um sucesso e estarei torcendo e ajudarei no que precisar...abraços!!!

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quando será lançado o livro, não encontro noticias novas sobre o livro estou ansioso para compra-lo e lê-lo.^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Júnior,
      Ainda não temos previsão de lançamento, mas o livro sai ainda este ano.
      Obrigada pelo interesse e fique de olho.

      Excluir