quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Revisão, livros e mais livros.

Olá, pessoal!


Finalmente entramos em 2014, ano muito importante para o projeto LAGOENA!, afinal, teremos a publicação impressa do primeiro livro da série. Durante o mês Dezembro dei uma pausa na revisão, mas retornei nos primeiros dias de Janeiro. Tenho precisamente 10 capítulo pela frente e como recomendação da leitora crítica da editora, estou lendo tudo em voz alta, sim, recitando tudo em alto e bom som. Em Outubro do ano passado fiz uma oficina para contadores de histórias, o que me está me ajudando bastante nessa nova revisão. Nunca havia lido o texto em voz alta, preferencialmente escrevia e relia escutando música. Ouvindo minha própria voz, percebi que essa minha tendência acabou trazendo musicalidade ao texto, existe ritmo, uma palpitação coerente. Ufa! Ainda bem que estou gostando disso e espero que vocês curtam! Estou me esforçando ao máximo para o livro chegar nas mãos de vocês com qualidade. 

O editor já andou me passando umas ideias para a capa, mas não posso adiantar porque não há nada certo, além disso, numa breve conversa, onde revelei algumas das intenções para o segundo livro de LAGOENA, ele me disse uma coisa muito legal "Escreva com a alma". Bom, eu sempre me agarrei à minha essência para escrever, acredito que é isso que me move e me faz passar toda verdade possível ao que escrevo, uma verdade profunda e que ecoe na alma do leitor. Acredito que essa seja a real função de um contador de histórias.

Bom, já falei que a revisão do primeiro livro está bem encaminhada, agora, vou falar um pouquinho sobre o segundo livro. Montei esse blog para que os leitores, simpatizantes e curiosos se sentissem mais próximos da criação do livro II, já que a produção do primeiro livro foi totalmente isolada. Estive fazendo anotações e rascunhando os primeiros capítulos do segundo livro de LAGOENA. As ideias estão amadurecendo, as pesquisas estão sendo levantadas aos poucos. Comecei a ler Mulheres que correm com os lobos de Clarissa Pinkola Estés, que já estava na minha meta de leitura, como escrevi nesse post. A leitura está me ajudando atender com mais profundidade os papeis das personagens femininas da terra fictícia que criei e isso é de suma importância.

Vou apresentar a vocês mais dois livros que anexei da minha meta. Comprei A Feiticeira de Jules Michelet numa promoção. Jules Michelet foi um grande historiador francês, professor no College Rollin e a sinopse do livro A Feiticeira logo me conquistou:



"O autor vê a feitiçaria como a religião original da Europa e trata da formação dessa misteriosa entidade feminina intitulada feiticeira, situando sua origem na Idade Média. O ambiente desse período histórico é essencial, aliás, ao nascimento desse ser especial. A despeito do rótulo de romântico dedicado ao historiador, sua postura sensível diante da mulher, sua visão mesmo, é atual. Mais do que falar da feiticeira, o livro sublinha a essência da própria mulher, enaltecendo-a."


Outro livro que também encontrei em promoção por acaso foi A Versão Babilônica sobre o  Dilúvio e a Epopeia de Gigalmesh, indicado por um colega escritor enquanto conversávamos sobre LAGOENA. Vai ajudar bastante na pesquisa. Eis a sinopse:




"Este é o mais antigo épico da história de todos os tempos contando a saga de Gilgamesh, o mitológico rei de Erech, uma das primeiras cidades da humanidade. Nesta saga, o personagem central se defronta com os problemas básicos da humanidade. Nesta saga, o personagem central se defronta com os problemas básicos da humanidade: a coragem, a amizade, o amor e a busca pela eternidade. O leitor atento notará que um dos personagens da saga, Uta-Napishtim, é correlato ao Noé bíblico, mostrando a antiguidade da lenda do dilúvio que ainda encontra paralelo em outras culturas."

 
Aviso que não há previsão para o lançamento do primeiro livro, a não ser que sai ainda em 2014. Quanto ao segundo,  só o tempo dirá, até o final do ano quero ter a primeira versão completa, que é só o começo de um longo processo, pois vou precisar de muitas leituras e pesquisas para entregar uma boa história aos leitores. ;)

Bom, espero que tenham gostado das notícias.

Até a próxima!

Laísa Couto


2 comentários:

  1. Não consigo entrar no BookSérie, o site está de férias? Até quando?

    ResponderExcluir